Colaboradores do TSI da Sementes Webber recebem treinamento da Bayer

Na última terça (25/08) os colaboradores tiveram um treinamento sobre o Uso Correto e Seguro de Agroquímicos em Tratamento de Sementes, com Fabio Catelan, Instrutor Stewardship da Bayer. Tendo como objetivos assegurar melhores práticas e maximizar os benefícios do uso decorrente de produtos, também visando minimizar os riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.

Catelan abordou diversos assuntos, como as principais rotas de entrada dos produtos químicos, que são dérmicas (contato), inalatória (ar) e oral (boca), que podem ocorrer no carregamento de produtos, processo de tratamento, e na limpeza de equipamentos. Para o transporte de agroquímicos os veículos devem estar equipados com dispositivos adequados para reduzir impactos no caso de acidentes e no armazenamento desses produtos, é obrigatório ter um local próprio que atenda os padrões exigidos e esteja de acordo com a legislação. Quando o produto for usado, temos que ter em mãos a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), rótulo e bula do produto, para seguir as instruções de segurança antes de usá-lo, não esquecendo do uso de EPI’s.

O instrutor também explicou sobre o sistema de Gestão de Resíduos, consultando a legislação estadual do órgão ambiental para dar uma destinação correta dos resíduos. Os recipientes podem ser reciclados através de um sistema de coleta, que no caso dos IBC’s é o INPEV.

 

A higiene pessoal é de extrema importância quando se utiliza defensivos agrícolas:

• não comer beber ou fumar quando se trabalha com agroquímicos;

• não tocar o rosto ou pele com as mãos ou luvas contaminadas;

• lavar as luvas cada vez que usá-las e antes de retirá-las;

• sempre lavar as mãos antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro.

Nos Primeiros Socorros, deve-se procurar imediatamente um serviço de emergência levando a FISPQ rótulo e bula. Os procedimentos iniciais a serem tomados são:

• em caso de ingestão não provoque vômito e não de nada para a pessoa beber ou comer;

• em casos de contato lave com água corrente por um bom tempo;

• quando o produto for inalado leve a pessoa em um local bem ventilado e;

• lembrando que quem estiver ajudando deve proteger-se da contaminação usando EPI’s.

Fabio concluiu que um tratamento de sementes seguro requer duas coisas: a primeira é o compromisso por parte dos gestores, apoiar os mais altos padrões de operação e segurança nas estações de tratamento que gerem e a segunda é o compromisso por parte dos funcionários para saberem mais sobre os produtos e entenderem quais EPI’s devem ser usados para realizarem a tarefa da maneira mais segura possível.

Envie esta página para seus amigos: http://sementeswebber.com.br/conteudo/-colaboradores-do-tsi-da-sementes-webber-recebem-treinamento-da-bayer
Unidade de Recebimento de Grãos - Sede
Av. Ilso José Webber, 192 - Coxilha - RS
Unidade de Beneficiamento de Sementes
Rodovia RS 135, Km 18 - Coxilha - RS
Centro Administrativo
Av. Ilso José Webber, 192 - Coxilha - RS
Telefones de contato:
(54) 3379 1056 / (54) 3379 1131
(54) 3379 1140 / (54) 9943 1634
E-mail de Contato: contato@sementeswebber.com.br
Acessar Webmail (acesso restrito)
Desenvolvido por Webb House