Danos causados pela geada na cultura do milho

Resumo:

- A ocorrência de geadas tardias pode causar significativos danos em lavouras de milho, especialmente quando os plantios ocorrem cedo.

 - A topografia das lavouras tem um impacto preponderante nos danos potenciais causados pelas geadas, e áreas baixas e vales resfriam-se mais que as áreas do topo (mais altas).

 - Várias práticas culturais como plantio direto, quantidade de palha, controle de invasoras e umidade do solo influenciam de forma combinada nos danos provocados pela geada.

 - O estádio de desenvolvimento das plantas é o mais importante fator para determinar a capacidade de recuperação das plantas na lavoura. As plantas mais jovens (VE até V2) apresentam o ponto de crescimento protegido abaixo do nível do solo.

- A decisão de replantar a lavoura deve ser considerada somente após cuidadosa inspeção da mesma avaliação do estande remanescente.

 - A quantidade de tecido verde remanescente também define a capacidade das plantas de se recuperarem, especialmente após V3 e V4, quando não existe mais reserva da semente.

 - As condições climáticas durante o período imediatamente após a geada também são indícios de como a lavoura vai se recuperar.

 - Condições de clima mais quente e seco são mais favoráveis que clima úmido e frio.

- Roçar as plantas remanescentes para remover o tecido morto e permitir o crescimento de novas folhas é uma prática de manejo estudada por vários pesquisadores que, na maioria das vezes, não resulta em benefícios ao rendimento da lavoura.

- Nenhuma decisão deveria ser tomada antes de transcorridos ao menos 5 dias após o evento, pois a chance de avaliações incorretas é maior dentro deste período.

 

Leia mais em:

http://www.pioneersementes.com.br/DownloadCenter/Danos-Causados-Pela-Geada-na-Cultura-do-Milho.pdf 

 

Envie esta página para seus amigos: http://sementeswebber.com.br/conteudo/-danos-causados-pela-geada-na-cultura-do-milho
Unidade de Recebimento de Grãos - Sede
Av. Ilso José Webber, 192 - Coxilha - RS
Unidade de Beneficiamento de Sementes
Rodovia RS 135, Km 18 - Coxilha - RS
Centro Administrativo
Av. Ilso José Webber, 192 - Coxilha - RS
Telefones de contato:
(54) 3379 1056 / (54) 3379 1131
(54) 3379 1140 / (54) 9943 1634
E-mail de Contato: contato@sementeswebber.com.br
Acessar Webmail (acesso restrito)
Desenvolvido por Webb House