Injúria causada por geada em plântulas

Esses sintomas são observados durante o inverno quando ocorrem temperatura < 4oC e as lavouras de trigo encontram-se no primeiro estádio de crescimento (expansão da primeira folha e emissão de novas). Nos dias seguintes após a geada/temperatura baixa as plântulas injuriadas mostram bandas de tecido amarelecido e avermelhado na região que se encontravam no nível do solo na noite em que ocorreu o evento de baixa temperatura. Nos dias seguintes ao evento, pelo crescimento das plântulas as bandas agora são visíveis alguns centímetros acima do nível do solo. Danos mais severos ocorrem nas baixadas onde a temperatura foi mais negativa.
Tem sido apontado como causa, a mudança brusca da temperatura do solo de < 4oC durante à noite, seguida de 10-20 °C durante o dia. Não necessitando, portanto, da ocorrência de temperaturas negativas com a ocorrência de gelo.
Quando ocorre apenas um evento, as plântulas mostram somente uma banda verde esmaecido/avermelhado e se for o caso de dois eventos observam-se duas bandas.
Na imagem em anexo vemos plântulas recém emergidas exibindo sintomas de bandas alternadas de coloração verde pálido/amarela/avermelhado com verde normal relacionadas com baixa e alta temperatura do solo/ar. Imagens cedidas por Julio Grando, Casa Camera, Maurício Cardoso, RS. (Dr. Erlei Melo Reis)

Fonte: OR Sementes

Envie esta página para seus amigos: http://sementeswebber.com.br/conteudo/-injria-causada-por-geada-em-plntulas
Unidade de Recebimento de Grãos - Sede
Av. Ilso José Webber, 192 - Coxilha - RS
Unidade de Beneficiamento de Sementes
Rodovia RS 135, Km 18 - Coxilha - RS
Centro Administrativo
Av. Ilso José Webber, 192 - Coxilha - RS
Telefones de contato:
(54) 3379 1056 / (54) 3379 1131
(54) 3379 1140 / (54) 9943 1634
E-mail de Contato: contato@sementeswebber.com.br
Acessar Webmail (acesso restrito)
Desenvolvido por Webb House